quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Você é criativo?

Você é criativo? Se você tivesse o mesmo privilégio que nós de ter a profª Márcia Semente (Teoria da Comunicação 2) como orientadora, com certeza diria que sim! Acho que posso falar que entramos com uma mente e saímos com outra totalmente aberta para novas experiências. Todas as suas aulas tinham que terminar com debate, posso dizer que é a professora que mais se preocupa em torna seus alunos em seres pensantes. Um dos assuntos mais divertido que aprendemos com ela foi sobre a criatividade e é o escolhido por nós para mostrarmos para vocês. Claro que não queremos ficar com tudo guardado para nós (rsrsrsrsrs)! Então, eu pergunto de novo: Você é criativo? Vou ser boazinha, e deixa que vocês me respondam quando lerem todo o texto.

Todo e qualquer ser humano, é criativo; você nasce criativo. A criatividade é algo intrínseco ao homem. Você pode desenvolver seu potencial criativo no transcorrer de sua vida. Você verá que criatividade não é um dom somente dos artistas, mas de qualquer pessoa, como você! Ser criativo significa deixar que a intuição se manifeste, o que só pode ocorrer num ambiente no qual haja liberdade de expressão. Portanto, desenvolver e incentivar o pensamento criativo é um aspecto de fundamental importância para a vida de um ser humano.

O pensamento criativo passa por 4 fases:
1. Saturação ou informação - é a busca de dados sobre o problema. Thomas Edison já dizia: “Sou mais uma esponja do que um inventor”.
2. Incubação - é o trabalho do inconsciente: a mente trabalha com todos os dados coletados na fase anterior. Nesta fase ficar tranqüilo, relaxar, não pensar no problema, é a melhor coisa para se fazer.
3. Iluminação - este é realmente o momento em que acontece a idéia. È o clarão que vem do inconsciente. Tenha pensamentos positivos em relação às idéias, não às rejeite cedo demais. Use lápis e papel, gravador, etc. muitas idéias se perdem porque as pessoas confiaram em sua memória.
4. Verificação - É por a idéia ou as idéias em prática, validar e julgar se realmente são viáveis para o seu problema.


Para finalizar:
Pesquise como águia – olhe de cima;
Analise como coruja – com uma visão de 180º;
Solucione como humano – com engenhosidade e coragem.

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