quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Status

Na matéria ministrada pelo profº Fernando, Sociologia da Comunicação, trabalhamos basicamente o livro Introdução à Sociologia, de Sebastião Vila Nova, no qual aborda alguns temas interessantes, que nos levou há vários debates polêmicos em sala de aula. O professor nos proporcionou um conhecimento básico necessário ao conhecimento dos conceitos, das teorias, das classificações e dos métodos da Sociologia, formando em nós uma consciência social.
Status, um dos temas abordados em sala de aula, escolhido por nós, um dos mais interessantes, e que escolhemos para postar e esclarecer para vocês.
O Status não é o que muita gente pensa por ai, como sinônimo de prestígio, porque ocupa alguma posição, como quando se diz “fulano tem status”, mas é a posição que a pessoa ocupa na estrutura social, de acordo com o julgamento coletivo. Existem 2 tipos de Status: o atribuído e o adquirido.

Status Atribuído – independe da capacidade do indivíduo. ex.: Idade, sexo, etnia, ordem de nascimento.
Status Adquirido – há sempre a possibilidade de o indivíduo alterar seu status, através de seu conhecimento e capacidade pessoal.

Alguns autores ainda optam por um terceiro status, o assumido ou opcional – depende da escolha do indivíduo – casar-se, determinada profissão.
Status Principal – posição significativa de um indivíduo na sociedade, determinado valores da sociedade, quando a ocupação na sociedade que lhe dá maior prestígio. Ex.: Para o Presidente da Republica o status político é maior que o Status Familiar.

Nenhum comentário: